Blog

Riscos do consumo precoce do álcool
08/11/2019




O álcool é a substância psicoativa mais consumida entre os jovens e adolescentes do mundo todo e isso está acontecendo cada vez com mais frequência e em maior quantidade. No Brasil, de cada dez pessoas que começam a beber antes dos 15 anos, seis fazem isso em festas ou por influência dos amigos, segundo dados do IBGE. 
Indiferentemente do motivo que tenha conduzido o jovem a começar a beber, é preciso informá-lo que estará sujeito a uma série de riscos.

* O consumo precoce de bebidas alcoólicas compromete o sistema nervoso central (SNC), que ainda se encontra em desenvolvimento. Sendo assim, suas vias neuronais podem se tornais mais suscetíveis aos danos que o álcool causa, podendo comprometer várias funções;

* Quanto mais cedo começar a beber, mais cedo a pessoa poderá ter problemas com álcool, segundo estudos, pessoas que começam a beber antes dos 15 anos tem 4 vezes mais chance de desenvolver problemas ligados ao uso do álcool do que aqueles que começam a beber dos 21;

* Para a vida adulta, o consumo do álcool na fase adolescente é relacionado a maior consumo e abuso de outras drogas e mais comportamentos impulsivos; 

* Alcoolizados, os jovens ficam mais predispostos a ter atitudes de risco como: brigas, acidentes automobilísticos, sexo desprotegido ou não consensual, etc. 

* Em casos graves, os jovens e adolescentes podem apresentar consequências negativas resultantes do uso de álcool, como deixar de cumprir obrigações importantes e poder ter problemas legais, sociais ou interpessoais. 

Contudo, é dever do pais orientar da melhor forma seus filhos sobre o consumo de álcool na adolescência, pois além de ser um ato ilegal, afeta e muito a saúde do indivíduo.

Leia Também
Todos os direitos reservados / Acesso Restrito / Webmail Desenvolvido por Lovatel Agência Digital